top of page

Nossas etiquetas 

Toda vez que detectamos uma narrativa suspeita, verificamos e publicamos nossas conclusões, que serão reforçadas por uma etiqueta. Temos sete etiquetas com os seguintes significados: 

Confirmado!

Usaremos essa etiqueta quando verificarmos que há consenso entre historiadores sobre a narrativa apresentada. Para isso, é preciso haver amplos estudos já consolidados, com evidências que nos permitem dizer que a a narrativa está muito próxima do modo como as coisas ocorreram de fato.

Há evidências! 

Quando for possível afirmar, a partir de algumas evidências (documentos, vestígios, levantamentos estatísticos etc.) já analisadas por algum (a) historiador(a), que a narrativa tem alguma procedência, mesmo que não seja consenso ou que não tenha sido submetida a estudos e debates amplos no campo historiográfico.

Debate aberto!

Quando a narrativa não é consenso entre historiadores (as) e, havendo outras linhas de interpretação, o debate ainda permanece aberto, carecendo estudos e novas evidências para afirmar com mais segurança que as coisas ocorreram do modo como é apresentado na narrativa.

Problemático!

Quando a narrativa não é exatamente falsa, mas é muito simplista, apresenta lacunas ou precisa ser problematizada, pois há outros aspectos a serem analisados. Se a narrativa representar a versão, entre outras versões possíveis, de um grupo diretamente envolvido nos fatos e não puder ser inteiramente confirmada pelo trabalho historiográfico, essa etiqueta também poderá ser utilizada.

Anacrônico! 

Quando a afirmação está fundada em alguma forma de anacronismo: visão retrospectiva, temporalidade problemática etc., o que torna a narrativa deturpada e inviabiliza uma análise histórica mais qualificada.

Carece de fontes!

Quando não se pode afirmar que a narrativa é falsa, mas que se baseia em conjecturas, achismos ou versões não amparadas por evidências ou estudos históricos, sendo necessária a investigação de mais fontes para que os fatos sejam melhor compreendidos.

Lorota!

Quando a narrativa é totalmente infundada e precisa com urgência ser repensada pois está sendo divulgada de modo deliberado para espalhar uma mentira, havendo portanto evidências de que as coisas não ocorreram como representada na narrativa.

(Última atualização feita em 10 de maio de 2020)

bottom of page