O jogo é inspirado na mitologia nórdica e será lançado ainda em 2020
Assim como em todos os jogos da franquia, o período histórico real possui um papel importante em Valhalla. Para entender o tema viking, assim como os possíveis vilões do jogo, é necessário também compreender o que estava rolando no mundo naquela época. A história se passa no final do século IX depois de Cristo, em um período conhecido como "Idade das Trevas" - essa época ganhou esse nome porque veio logo depois da queda do Império Romano, quando o mundo ainda estava muito dividido e o bicho estava pegando lá na Europa.
Com poucos registros sobre o período, o pouco que se sabe foi descoberto por meio de escavações arqueológicas e algumas informações deixadas em manuscritos. Foi durante o final do século que os vikings, exploradores e guerreiros nórdicos, estavam em seu auge. Ainda falando em Inglaterra, um personagem importante da história inglesa faz uma aparição no trailer, o que indica que ele terá destaque em Valhalla: O Rei Alfred, também conhecido como "Alfred, o Grande", governou o povo anglo-saxão durante 13 anos.
Nesse período como autoridade máxima, Alfred lutou contra a presença dos vikings na região e aparentemente essa briga entre povos será mostrada no jogo, já que no trailer ele chama o povo de bárbaros e assina uma carta de guerra.
Segundo historiador responsável pela consultoria do jogo:
O Assassin's Creed Valhalla acontece no final do século IX, uma época em que as tribos nórdicas estavam deixando suas casas na Escandinávia e navegando para a coleção de reinos fraturados conhecidos como Inglaterra Anglo-Saxônica. É aqui, durante essa era de transição, que você assumirá o papel de Eivor e levará seu povo a uma nova terra na busca por um novo lar. Ao embarcar na épica jornada viking de Valhalla, você liderará grupos de ataque mortais, lutará em batalhas massivas e construirá um assentamento próspero, tudo dentro do cenário histórico da Inglaterra do século IX.
Comments