top of page

Ex-igrejas bizantinas estão sendo convertidas em mesquitas

Atualizado: 8 de out. de 2020

Rum Polites e identidade cosmopolita se veem ambos fragilizados


Duas antigas igrejas bizantinas de Istambul, a famosa Hagia Sophia e a Igreja de Santo Salvador em Chora, que serviram como museus por décadas, foram convertidas em mesquitas no espaço de um mês. Isso levantou preocupações. A comunidade grega ortodoxa de Istambul sabe que está em jogo mais do que esses dois monumentos.


Os gregos ortodoxos de Istambul, os Rum Polites, formam a maior parte do rebanho do Patriarcado Ecumênico, do centro tradicional da Igreja Ortodoxa Oriental. Eles foram numerosos e influentes durante as eras bizantina e otomana, porém agora constituem uma pequena minoria de apenas 2.000. As experiências traumáticas que sofreram, incluindo pogroms e expulsões, fizeram com que se dispersassem globalmente. Mas o Rum Polites continua a manter uma forte conexão com Istambul e sua herança bizantina, sendo cristalizada justamente por marcos arquitetônicos como Hagia Sophia e Chora.


Hagia Sophia e a Igreja de Santo Salvador em Chora eram igrejas reverenciadas em Constantinopla bizantina. Hagia Sophia serviu como a igreja imperial do Império Bizantino e se destaca por sua engenhosidade arquitetônica. Chora fazia parte de um complexo monástico rural e era ricamente adornada por impressionantes mosaicos e afrescos.


Ambos os locais foram convertidos em mesquitas pelos otomanos: Hagia Sophia imediatamente após a queda de Constantinopla em 1453 e Chora meio século depois. Então, nas décadas de 1930 e 1940, durante a República Turca, Hagia Sophia e Chora foram transformadas em museus, ilustrando o ethos secular e a atitude de orientação ocidental do estado recém-formado. As representações figurais nos mosaicos e afrescos que foram rebocados pelos otomanos foram descobertos durante extensos projetos de restauração neste período.


Esta resolução republicana foi desfeita quando Chora e Hagia Sophia foram oficialmente reconvertidas em mesquitas após os recentes decretos presidenciais do presidente Recep Tayyip Erdogan.

Igreja de Santo Salvador em Chora, Istambul, Turquia. Acsen / Shuttertsock.com

Os Rum Polites , como muitos outros habitantes de Istambul, temem que a conversão de igrejas bizantinas históricas em mesquitas leve à decadência da história multifacetada da cidade e da identidade cosmopolita. Reagindo à conversão de Chora, Laki Vingas, o presidente da Associação das Fundações dos Rum, disse:

“Não deveria haver qualquer competição entre civilizações, especialmente em uma cidade cultural rica como Istambul com uma história de ser uma capital imperial por mais de 1500 anos”.

Como museus, Hagia Sophia e Chora personificavam os passados ​​bizantino e otomano e se tornaram símbolos de coexistência multi-religiosa. Sua conversão implica uma hierarquia que prioriza seu passado islâmico sobre todas as outras camadas.


Retórica de conquista


A decisão de Erdogan reflete uma retórica de conquista que aumenta a alienação do passado cristão de Istambul.


Em seu discurso de 10 de julho, anunciando a decisão de abrir a Hagia Sophia, o presidente turco destacou como a conversão de Hagia Sophia gratificaria “o espírito de conquista” de Mehmet II. Em 24 de julho, Ali Erbas, chefe do Diretório de Assuntos Religiosos da Turquia, fez o primeiro sermão de sexta-feira na Hagia Sophia com uma espada em mãos, simbolizando uma tradição de conquista. Esse discurso indiscutivelmente marca os não-muçulmanos da Turquia como súditos reconquistados e cidadãos de segunda classe.

Apoiadores de Erdogan oram enquanto celebram a decisão de converter Hagia Sophia em uma mesquita, 10 de julho de 2020. (Fonte: Erden Sahin / EFE).

O arcebispo Elpidophoros da Arquidiocese Ortodoxa Grega da América, disse à BBC que Hagia Sophia nutre “sentimentos especiais por qualquer cristão, especialmente pelos ortodoxos que estão mais diretamente ligados a esse monumento”. Ele acrescentou:

“Sou cidadão turco e não quero que o estado tenha a mentalidade do conquistador, porque não sou uma minoria conquistada. Quero me sentir em meu próprio país como um cidadão igual. ”

Em uma declaração igualmente pessoal e emocional, Bartolomeu I, o Arcebispo de Constantinopla-Nova Roma e Patriarca Ecumênico, disse que estava triste e “magoado” pela conversão.


O que está em jogo?


As conversões de Hagia Sophia e Chora em mesquitas podem ser atribuídas aos muitos problemas de Erdogan, incluindo sua política de poder geopolítico, sua batalha contínua contra o legado secular do fundador da Turquia, Kemal Ataturk, também por seu apelo ao nacionalismo religioso para reviver sua popularidade eleitoral, ou sua tática para desviar a atenção da queda livre econômica da Turquia. No entanto, como advertiu o historiador do Rum, Foti Benlisoy, seria um erro pensar que se trata apenas de pequenos ganhos na política interna.


Em vez disso, afirma Benlisoy, esses atos de re-islamização ou des-ocidentalização são provavelmente reflexos de uma orientação "neo-otomana" em direção à construção de uma "identidade nacional alternativa", que se baseia na polarização. Essas guerras culturais levam a um clima hostil, que, especialmente para comunidades vulneráveis ​​como os Rum Polites, prejudica ainda mais sua sobrevivência na cidade.


A comunidade de Rum Polites é uma parte valiosa do patrimônio cosmopolita da cidade, assim como Hagia Sophia e Chora. Cidades metropolitanas como Istambul devem abraçar seu legado multicultural em sua totalidade, tanto em seu tecido urbano quanto em sua diversidade cultural, e criar um lugar seguro para o convívio humano. Caso contrário, a identidade da cidade pode ser ameaçada.


Alguns monumentos são tão grandiosos que impactam uma população mais ampla, além dos atuais residentes da cidade ou mesmo visitantes; eles pertencem à humanidade. No entanto, eles continuam a ser a principal fonte de referência para alguns moradores, ou seus irmãos na diáspora, cuja identificação com a cidade é personificada por meio desses monumentos. É o caso de Hagia Sophia, Chora e da comunidade grega ortodoxa dos Rum Polites, em Istambul.


 

Éverton Aragão, PE/PB, 21 anos, Mestrando em História.

Fascinado pela História Ambiental do Brasil, escreve sobre o pau-brasil.

 

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page