top of page

O abraço da concórdia

Atualizado: 20 de mai. de 2020

O Espírito esportivo revelado em uma imagem



Na Copa de 1970, realizada no México, quando o Brasil tornou-se tricampeão, a foto do brasileiro Pelé com o inglês Boby Moore, feita pelo inglês John Varley, depois de um abraço e uma troca de camisas entre os dois atletas, mostrando camaradagem e alegria, tornou-se um dos mais belos símbolos do espírito esportivo, que deve prevalecer em todos os jogos, entre quaisquer povos, indiferentemente da cor, cultura e posição social.


Embora em 1931, segundo a FIFA, quando a França ganhou da Inglaterra, o time francês tenha pedido para ficar com as camisas dos adversários como recordação, somente a partir de 1970 é que tal conduta tornou-se comum, inspirada pelo comportamento dos dois atletas acima.


Naquela época, os negros ainda eram tidos como inferiores aos brancos e, portanto, vistos como se tivessem menos força física e inteligência. Mesmo os feitos de Pelé, na Copa de 1958, não foram suficientes para desmistificar essa utopia. Mas esta imagem dos dois grandes ídolos do futebol brasileiro e britânico calou fundo no coração e mente dos que preconizavam a supremacia branca. Bobby Moore chegou a relatar que era a imagem de si mesmo que mais o agradava.


Uma foto vale por mil palavras, diz a sabedoria popular. Mas por quantas palavras valeria esta, capaz de modificar o conceito tacanho que se tinha em relação ao negro? A resposta fica por conta da história da humanidade.





Comments


Todas as imagens de livros, filmes, séries, jogos,  ou qualquer criações visual autoral são de seus respectivos proprietários.

Copyright Máquina dos Tempos. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do maquinadostempos.com. Para reproduzir qualquer conteúdo, entre em contato conosco: maquinadostempos@hotmail.com

O Máquina dos Tempos traz para você as histórias que moldaram o mundo através dos tempos. Com compromisso ético e científico, pretendemos fazer a análise e o debate histórico algo divertido e de amplo alcance. Por meio de um canal livre e aberto, entre diversos historiadores e historiadoras do Brasil.

Receba nossas atualizações

Preencha o formulário com seu e-mail e nome e receba e seja notificado sempre que o Máquina dos Tempos lançar novos conteúdos.

Obrigado pelo envio!

SIGA-NOS

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • Spotify - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
bottom of page