A sugestão de hoje é também um pedido de socorro. Raramente um único livro altera o curso da história, mas "Primavera silenciosa", de Rachel Carson, fez exatamente isso. O clamor que se seguiu à sua publicação em 1962 forçou a proibição do DDT e instigou mudanças revolucionárias nas leis que dizem respeito ao nosso ar, terra e água.
Apesar do livro não ter sido escrito por uma historiadora, e sim por uma bióloga marinha, as páginas de "Primavera silenciosa" tem muito a nos dizer. A preocupação apaixonada de Carson com o futuro de nosso planeta reverberou poderosamente por todo o mundo, e seu livro eloquente foi determinante para o lançamento do movimento ambientalista. Isto é, deu início a uma transformação na relação entre os seres humanos e o mundo natural, e incitou o despertar da consciência pública ambiental.
Sobre Rachel Carson podemos dizer mais, visto que ela produziu seus conhecimentos em uma época a qual a população atribuía aos químicos, trabalhando em seus aventais brancos engomados em remotos laboratórios, uma sabedoria quase divina. Além disso, os resultados de seus trabalhos eram ornamentados com a presunção de beneficência - a ciência, nesse sentido, nunca causava um mal imediato. Nos Estados Unidos do pós-guerra, a ciência era Deus, e a ciência era masculina. Carson, entretanto, foi alguém que confrontou esse sistema - primeiro por ser mulher, e, também por desconfiar das promessas de "uma vida melhor por meio da química".
Enfim, seu livro não é somente uma fábula, nos deixa mais que uma lição de moralidade, o livro de Rachel Carson é consistente e ainda mais preciso, soa como um alerta urgente para os historiadores e historiadoras: "a história da vida na Terra tem sido uma história de interação entre os seres vivos e seu ambiente".
Autora: Rachel Carson
Editora Gaia ( https://editoragaia.com.br/catalogos/catalogo-gaia/livro/?id=3125 )
Ano da primeira publicação: 1962
327 páginas
Formato: Livro e E-book
Faixa de preço:
*E-book: 31,00 reais
*Livro: 40,00 a 55,00 reais
Commenti