Ditadura civil-militar: o que ler, ver e ouvir?
- Pablo Bráulio
- 17 de mai. de 2020
- 5 min de leitura
Chegamos ao último artigo da nossa série sobre ensino de história da ditadura no Brasil. Não é propriamente um artigo, mas uma seleção de dicas de leitura e outros materiais para ver e ouvir sobre a história da experiência ditatorial vivida no Brasil entre 1964 e 1985.
Esperamos que as sugestões a seguir sejam úteis para professoras e professores de História que desejam se aprofundar no tema:
Livros, capítulos e artigos acadêmicos sobre a história da ditadura militar ou temas correlatos
1964: o golpe que derrubou um presidente, pôs fim ao regime democrático e instituiu a ditadura militar no Brasil [Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014] – neste livro, Ângela de Castro Gomes e Jorge Ferreira analisam o processo de instauração do regime ditatorial.
1964. História do Regime Militar Brasileiro [São Paulo: Editora Contexto, 2014] – livro escrito pelo historiador Marcos Napolitano se propõe a ser uma obra de síntese com linguagem acessível e voltada para o grande público.
A ditadura na tela: o cinema documentário e as memórias do regime militar [Belo Horizonte: FAFICH/UFMG, 2018] – organizado pelo pesquisador Gabriel Amato e pelas pesquisadoras Carol Dellamore e Natália Barud, o livro consiste numa coletânea de artigos sobre documentários produzidos nas últimas décadas com temas relacionados à ditadura. A obra foi realizada a partir de uma parceria entre o Núcleo de História Oral da Universidade Federal de Minas Gerais (NHO/UFMG) e o Museu da Imagem e do Som (MIS) de Belo Horizonte.
A ditadura que mudou o Brasil: 50 anos do golpe de 1964 [Rio de Janeiro: Zahar, 2014] – livro organizado pelos historiadores Daniel Aarão Reis, Marcelo Ridenti e Rodrigo Patto Sá Motta se propõe a fazer um balanço dos estudos sobre a ditadura civil-militar à luz das perspectivas de análise mais recentes.
As universidades e o regime militar: cultura política brasileira e modernização autoritária [Rio de Janeiro: Zahar, 2014] – neste livro, Rodrigo Patto Sá Motta analisa como a ditadura incidiu no contexto das universidades brasileiras.
Autoritarismo e cultura política [Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014] – sob organização de Luciano Aronne de Abreu e Rodrigo Patto Sá Motta, este livro que aborda questões mais amplas do ponto de vista conceitual (cultura política) e territorial (Argentina, Brasil, Chile e Uruguai) que ajudam a refletir sobre a experiência ditatorial brasileira.
Combate nas trevas [Rio de Janeiro: Expressão Popular, s/d] – o clássico livro publicado em 1987 pelo historiador e militante comunista Jacob Gorender ainda é considerado uma leitura obrigatória e ganhou nova edição da Expressão Popular.
Direitas em movimento: a campanha da mulher pela democracia e a ditadura no Brasil [Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009] – na esteira dos estudos que se debruçaram sobre o apoio da sociedade civil ao golpe de 64 e à ditadura, Janaina Martins Cordeiro procura refletir sobre a complexidade da construção social do regime a partir da análise de uma organização de mulheres fundada em 1962.
Ditadura e democracia no Brasil: do golpe de 1964 à Constituição de 1988 [Rio de Janeiro: Zahar, 2014] – livro do historiador Daniel Aarão Reis em que aprofunda suas proposições sobre as conexões da sociedade civil com o regime ditatorial.
Ditadura militar, esquerdas e sociedade [Rio de Janeiro: Zahar, 2000] – neste pequeno livro, o historiador Daniel Aarão Reis defende sua tese de que a ditadura foi uma construção histórica de uma sociedade concreta e não uma ordem política imposta de cima pra baixo.
Em guarda contra o perigo vermelho [São Paulo: Perspectiva, 2002] – nesta obra, Rodrigo Patto Sá Motta faz uma análise do anticomunismo no Brasil durante o século XX e os capítulos dedicados à conjuntura de 1961-1964 possibilitam entender como se construiu uma ideologia que justificou o golpe de Estado que instaurou a ditadura.
Modernização, ditadura e democracia: 1964-2010 [Rio de Janeiro: Objetiva, 2014] – este livro organizado por Daniel Aarão Reis é o 5º volume da coleção História do Brasil Nação: 1808-2010, publicado sob direção de Lilia Moritz Schwarcz. O volume é estruturado em capítulos nos quais historiadores experientes discutem aspectos específicos do período analisado, contém ainda cronologia e uma farta seção de imagens comentadas.
O Golpe de 1964: momentos decisivos [Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014] – livro de autoria de Carlos Fico, que esclarece várias questões sobre os antecedentes do golpe e como o regime instaurado a partir dali se tornou uma ditadura.
O Golpe de 1964 e o regime militar: novas perspectivas [São Carlos: Editora da UFSCar, 2014] – organizado por João Roberto Martins Filho, esta obra é uma coletânea de textos que se propõe a ser uma introdução às discussões mais atualizadas sobre o tema expresso no título.
Silêncios da ditadura – artigo de Heloísa Starling, publicado na revista Maracanan [n.12, Julho 2015, p. 37-46], joga luz sobre três aspectos do regime instaurado a partir do golpe de 64: o apoio da sociedade, a violências cometidas pelo Estado e o aparato de violência e repressão erigido pelo regime.
Livros, capítulos e artigos sobre o ensino de história da ditadura
A ditadura civil-militar em sala de aula: desafios e compromissos com o resgate da história recente e da memória – artigo escrito por Alessandra Gasparotto e Enrique Serra Padrós e publicado no livro Ensino de História – desafios contemporâneos [Porto Alegre: EST, 2010], organizado por Vera Lúcia Barroso, Nilton Mullet Pereira, Maria Aparecida Bergamaschi, Sirlei Gedoz e Enrique Serra Padrós.
Ditadura Militar e Democracia no Brasil: História, Imagem e Testemunho [Rio de Janeiro: Ponteio, 2013] – sob organização de Maria Paula Araújo, Izabel Pimenta da Silva e Desirre dos Reis Santos, este livro foi realizado por uma parceria entre a Comissão de Anistia do Ministério da Justiçã e Universidade Federal do Rio de Janeiro. A obra está dividida em capítulos temáticos voltados para o público docente, com sugestões de material para ser trabalhado em sala de aula.
O historiador, o ensino de História e seu tempo (Notas sobre a problemática da Ditadura no Brasil – 1964-1985) – artigo escrito por Marcos Silva e publicado na revista acadêmica Antíteses [Londrina, vol. 2, n.3, jan.-jun. de 2009, p. 33-34].
Internet: sites, canais e ambientes virtuais que oferecem conteúdos especializados na história da ditadura
Arquivo Público do Estado de São Paulo – o site do APESP contém um acervo digitalizado e exposições virtuais relacionados ao período ditatorial.
Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV) – o site contém artigos e uma grande diversidade de outros materiais sobre história política contemporânea, muitos deles relacionados ao período militar.
Especial: 50 anos do golpe militar no Brasil (Univesp TV) – série de reportagens, entrevistas, documentários e seminários produzidos pelo canal da Univesp TV em 2014 por ocasião do aniversário de 50 anos do golpe de 64.
História da Ditadura – espaço virtual organizado por historiadores e historiadoras com o propósito de divulgar o que já foi produzido sobre a ditadura no Brasil e disponibilizar registros da época em vários formatos. O site também disponibiliza materiais voltados para as escolas.
Memórias da Ditadura – criado pelo Instituto Vladimir Herzog a partir de uma demanda da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o portal tem objetivo de divulgar a história da ditadura com foco na população jovem e disponibiliza grande acervo online de materiais sobre o tema.
Memórias Reveladas – Centro de Referências das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) – o portal disponibiliza documentos de diferentes acervos e oferece ao visitante ambientes virtuais com temas relacionados às lutas políticas no contexto ditatorial.
Comments