Você sabia que entre 1890 e 1930, o "descobrimento" do Brasil era comemorado no dia 3 de Maio?
- Leonardo Kröhling
- 22 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
A chegada de Cabral às terras americanas era comemorada no dia 3 de Maio (e ainda era feriado).
Essa curiosidade deve simplesmente ter confundido a sua cabeça. Você aprendeu na escola que o Brasil foi “descoberto” no dia 22 de Abril, mas provavelmente nunca te contaram que nem sempre foi essa a data comemorada.

Até 1817, de acordo com historiador português Gaspar de Lemos, a data da chegada da armada de Pedro Álvares Cabral era 3 de Maio de 1500. Entretanto, com a vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808, parte do acervo foi transportado para a nova sede da corte, e no ano de 1817 o padre Manuel Aires de Casal publicou um dos documentos mais importantes da história do nosso país e de Portugal: a Carta de Pero Vaz de Caminha.
Embora o padre tenha publicado o documento que dizia a verdadeira data (22 de Abril), isso só era conhecido entre alguns intelectuais. Nem mesmo José Bonifácio de Andrada e Silva, nosso patriarca da independência e uma das maiores mentes que o Brasil já teve, sabia da nova data (tanto que ele propôs a abertura da Assembleia Nacional Constituinte no dia 3 de Maio para coincidir com a chegada de Cabral).
Durante o Império (1822-1889), o “descobrimento” não era feriado, porém com o golpe republicano de 1889 passou a ser, mas insistiram com o 3 de Maio. A imprensa já divulgava a verdadeira data desde o fim do Império, mas por conta do feriado de Tiradentes (21 de Abril) o governo não queria um “feriadão” no calendário. Com a subida de Getúlio Vargas à presidência em 1930, 22 de Abril foi reconhecido e o feriado foi revogado.

Comments